𝗠𝗮𝗿𝗮𝘁𝗼𝗻𝗮 𝗱𝗲 𝗱𝗲𝘀𝗳𝗶𝗹𝗲 𝗰𝗶́𝘃𝗶𝗰𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗰̧𝗮 𝗾𝘂𝗶𝗻𝘁𝗮 𝗲 𝘁𝗲𝗿𝗺𝗶𝗻𝗮 𝘀𝗮́𝗯𝗮𝗱𝗼

0

A maratona de desfile cívico, alusivo ao 7 de setembro, em São Geraldo do Araguaia começou na manhã de ontem, quinta-feira (5), na Vila Nova, e seguiu à tarde pela Vila Dois Irmãos. Hoje, sexta-feira (6), passa pelo distrito Novo Paraíso e conclui amanhã, sábado, quando acontece o desfile das escolas da zona urbana, na Avenida Castelo Branco.

Equipe técnica e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, formada pela secretária Maria Eunízia, diretora de Ensino Mauriza Gomes, coordenador do Desfile Cívico, Marcos Hôndulo, e outros servidores da Semed prestigia todos os atos cívicos nas vilas.

𝗔𝗹𝘇𝗲𝗻𝗶𝗿 𝗔𝗿𝗻𝗮𝗹𝗱𝗼 𝗔𝗹𝗲𝗻𝗰𝗮𝗿

Na Vila Nova, a escola resgatou a história de Alzenir Arnaldo Alencar, mulher que a unidade de ensino carrega o nome. Com o lema “força, fé e união para formação do cidadão” a Escola Alzenir Arnaldo Alencar apresentou à comunidade local e pessoas da região pelotões sobre a história da vila, esporte, cultura local e regional.

As Escolas Nossa Senhora da Guia e Dona Marlene Garcia Marquez se juntaram à Alzenir Arnaldo e também apresentaram temas de relevância histórica e social.

𝗗𝗼𝗻𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗹𝗲𝗻𝗲 𝗚𝗮𝗿𝗰𝗶𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲𝘇

O educandário Dona Marlene Garcia Marquez também trouxe à avenida a história da mulher que lhe emprestou o nome “Dona Marlene Garcia Marquez”. Caridade, fé e sabedoria foram os principais aspectos destacados pela unidade de ensino em relação à homenageada.

𝗡𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗦𝗲𝗻𝗵𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗮 𝗚𝘂𝗶𝗮

Com o slogan “lutar por uma educação de qualidade é nossa lema”, a Escola Nossa Senhora da Guia apresentou pelotões sobre os militares do país, riquezas e tribos indígenas do Pará e festas juninas. A escola apresentou ainda um pelotão representando as várias profissões, a exemplo de magistério (professor), engenharia, medicina, enfermagem, direito, entre outras; e ainda um pelotão com alusão a influência nordestina em São Geraldo do Araguaia evidenciada nos costumes, cultura, culinária e sotaque.

𝗗𝗼𝗶𝘀 𝗶𝗿𝗺𝗮̃𝗼𝘀 – 𝗪𝗮𝗹𝗾𝘂𝗶𝗿𝗶𝗮 𝗕𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀

Com fortes evidências ufanistas, a Escola Walquiria Bentes apresentou o tema “Oh! São Geraldo como é rico, como és belo!”, em referência ao trecho do hino do município.

Com objetivo de valorizar atitudes cívicas com vistas ao exercício da cidadania, a escola destacou pelotões com subtemas sobre aspectos históricos, culturais e turísticos do município; educação; saúde; família; belezas naturais, representadas pelo Rio Araguaia, Serra das Andorinhas, Praia da Gaivota e a cachoeira três quedas; esporte, figurado em futebol, capoeira e ciclismo; festas regionais, como festas juninas, cavalgada, prova de laço e vaquejada.

COMPARTILHAR:
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade