Conferência municipal de assistência social elege 8 delegados para etapa regional

Representantes da sociedade civil organizada e do poder público municipal de São Geraldo do Araguaia reuniram-se na Câmara Municipal nesta quinta-feira, 22 de agosto, em prol da XI Conferência Municipal de Assistência Social para debater a luz do tema Assistência Social: um direito do povo com financiamento público e participação social. O encontro teve a finalidade de elaborar políticas públicas para o seguimento de assistência social do município.

O palestrante Luiz Silva de Souza abordou sobre o tema o encontro e levou os participantes a refletir sobre o assunto que foi profundamente discutido em três eixos de debate.

Participaram da abertura da conferência a secretária municipal de assistência social, Nice Carvalho; a de educação, Maria Eunízia; o presidente e vice-presidente do conselho do municipal de assistência social, Aldeone Medrado e Francisco dos Santos, respectivamente; a representante dos usuários da política de assistência social, Maria das Dores. O prefeito Edílson da Emater não participou da abertura do evento porque estava em uma capacitação para gestores municipais em Parauapebas. Acadêmicos da turma de um curso de serviço social também participaram da conferência.

𝗗𝗲𝗹𝗲𝗴𝗮𝗱𝗼𝘀

Durante o encontro foram eleitos oito delegados para participar da etapa regional da conferência prevista para acontecer próximo mês, em Marabá. Entre os delegados eleitos, quatro deles são representantes do governo municipal, dois representantes de pessoas usuárias do serviço de assistência social no município, um representante dos trabalhadores da área e um delegado da sociedade civil organizada.

Para Nice Carvalho a conferência é necessária para democratizar a participação popular na gestão da política de assistência social no município. “Foi um encontro proveitoso onde os participantes apresentaram propostas que serão levadas e defendidas na etapa regional da conferência que acontece em Marabá”, destacou Nice.

Membros do grupo Viver Melhor apresentaram uma dança no estilo Carimbó e crianças atendidas pela assistência social apresentaram dança folclórica maculelê. Durante o evento foi servido lanche e almoço para os participantes da conferência.