Defesa CivilNotícias

Defesa Civil Municipal faz levantamento de pontos críticos no município

Auxiliada por uma equipe da Defesa Civil do Pará, a coordenadoria da Defesa Civil de São Geraldo do Araguaia está em campo fazendo levantamento dos principais pontos críticos da zona urbana e rural do munícipio. O objetivo da ação é mapear os pontos graves, elaborar um relatório detalhado dos locais para a prefeitura tomar medidas preventivas para evitar alagamentos, isolamentos ou desastres naturais por causa da ocorrência das fortes chuvas nesse período de inverno.

Na cidade, a equipe já percorreu o Bairro Beira Rio, o setor Jaó, Morro dos Macacos, entre outros setores que apresentam risco por causa das fortes chuvas. Na zona rural ocorreu visita na região da Vila Santa Cruz dos Martírios, Santa Fé, Novo Paraíso e Fortaleza. As principais ocorrências são estradas e vicinais com atoleiros, pontes quebradas e transbordamento de córregos e riachos.

A Coordenadora da Defesa Civil Municipal, Leidiane dos Santos Pires Vieira, explica que o mapeamento das áreas de risco serve de base para a gestão avançar nas ações de prevenção e emergências.

“Esse trabalho está gerando informações para o gestor poder tomar medidas preventivas eficazes em benefício da população de São Geraldo do Araguaia. Por meio desse levantamento também vamos gerar relatórios para o prefeito poder solicitar recursos para fazer manutenção das estradas vicinais e ainda para a construção e recuperação de pontes que estão quebradas”, disse Leidiane.

Para o técnico da Defesa Civil do Estado, o Bombeiro Militar Sargento Joab, que auxilia a equipe municipal na companhia do colega Sargento J. Nilton, a identificação dos pontos de riscos pode evitar muitos problemas sociais e ambientais.

“O trabalho da defesa civil no município é essencial para evitar tragédias naturais. Quando se faz uma trabalho preventivo pode se impedir grandes problemas de ordem natural e assim a comunidade não padece com os transtornos no período chuvoso”, detalhou Joab.

No município têm confirmadas duas famílias desalojadas em função das fortes chuvas recorrentes nos últimos dias. A prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, está prestando assistência humanitária às famílias atingidas.