Desfile pátrio resgata valores civis na comunidade escolar de São Geraldo do Araguaia

0

Cerca de cinco mil pessoas compareceram ao centro comercial de São Geraldo do Araguaia, na manhã do dia sete de setembro deste ano, para assistir o desfile pátrio protagonizado por alunos das escolas públicas do município. O evento pátrio agradou pais de alunos e populares que presenciaram as demonstrações alusivas à independência do Brasil. O último desfile cívico no município aconteceu em 2012.

Alunos da turma do curso de Sistemas de Informação, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que funciona em São Geraldo, e cursistas da turma de bombeiro civil também participaram do evento cívico organizado pela prefeitura do município, através da secretaria de educação.

O evento contou com a participação de cerca de quatro mil alunos do ensino fundamental e aproximadamente 800 estudantes do ensino médio. Cada escola apresentou ações de projeto pedagógico desenvolvido com alunos, tendo em vista à independência do Brasil.

A Escola Estadual de Ensino Médio Lenílson Miranda representou o pelotão “Dragões da Independência”. Já a Escola Macário Dantas destacou um projeto pedagógico intitulado “Trilhando caminhos e construindo saberes”, o qual tem como foco incentivar a leitura.

Para a secretária de educação do município, Maria Eunízia, o desfile cívico resgata o exercício coletivo da cidadania. “Esse momento mostra o empenho dos alunos, o comprometimento e empenho dos professores no sentido de resgatar a importância desta data que estava passando despercebida do ponto de vista educacional neste município. Por meio desse evento cívico, a Semed agradece a presença de todos os pais de alunos que compareceram à Avenida Castelo Branco para prestigiar seu filho representando importante momento da história do Brasil”, agradeceu Eunizia.

O prefeito Edilson da Emater, que também é professor, disse que o evento cívico relembra um fato histórico importantíssimo para o exercício da democracia brasileira. “Por reconhecer a importância dessa data para todos os brasileiros, parabenizo todos os alunos e professores deste município por fazer desse dia um momento especial para nosso município e consequentemente para nosso país. Enquanto professor estou bastante satisfeito e como prefeito estou muito emocionado de ver o empenho de cada profissional para tornar esse momento inesquecível para São Geraldo do Araguaia”, elogiou Edilson.

O coordenador-geral do desfile, Marcos Hôndulo, disse que enfrentou grandes desafios para realizar o momento cívico, contudo o resultado foi gratificante. “O desfile superou a expectativa da equipe de coordenação. Conseguimos materializar o objetivo de resgatar valores civis que a comunidade escolar de São Geraldo do Araguaia precisava para continuar evoluindo”, elogiou Marcos, reconhecendo a importância do corpo docente de cada escola para realização do evento.

ESCOLAS MUNICIPAIS

Entre as escolas de ensino fundamental destaque para a Escola Raimundo Ferreira Lima, que abordou o tema “Da independência do Brasil à cultura São-geraldense”, enquanto a Escola Dom Sebastião Tomás, apresentou pelotão enfatizando a “Nação brasileira e o compromisso com a independência do Brasil”. Já a Escola Limírio Rodrigues de Amorim destacou sobre a importância da “Família e escola caminhar de mãos dadas para resgatar valores”.

No mesmo foco, a Escola Macário Dantas, apresentou pelotão com o tema “Leitores em ação no mundo das letras”; já a Escola Santa Joana D’arc destacou “Rio Araguaia”, no contexto da independência; enquanto a Escola Lenílson Luiz Miranda refletiu sobre “Povos indígenas”. A Escola Pastor Jonas abordou “Cultura regional e continental”, e a Escola Edson de Jesus Paiva e Silva apresentou o projeto “Comer bem é viver com qualidade”.

As creches Maria de Fátima dos Santos Costa, Eurides Neiva Bezerra, Menino Jesus e Lar Jesus & Maria apresentaram os temas “As estações do ano”, “Primavera”, “Clássicos da literatura infantil” e “Mundo da imaginação”, respectivamente.

(Ascom)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade