Desfile pátrio resgata valores civis na comunidade escolar de São Geraldo do Araguaia

Cerca de cinco mil pessoas compareceram ao centro comercial de São Geraldo do Araguaia, na manhã do dia sete de setembro deste ano, para assistir o desfile pátrio protagonizado por alunos das escolas públicas do município. O evento pátrio agradou pais de alunos e populares que presenciaram as demonstrações alusivas à independência do Brasil. O último desfile cívico no município aconteceu em 2012.

Alunos da turma do curso de Sistemas de Informação, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que funciona em São Geraldo, e cursistas da turma de bombeiro civil também participaram do evento cívico organizado pela prefeitura do município, através da secretaria de educação.

O evento contou com a participação de cerca de quatro mil alunos do ensino fundamental e aproximadamente 800 estudantes do ensino médio. Cada escola apresentou ações de projeto pedagógico desenvolvido com alunos, tendo em vista à independência do Brasil.

A Escola Estadual de Ensino Médio Lenílson Miranda representou o pelotão “Dragões da Independência”. Já a Escola Macário Dantas destacou um projeto pedagógico intitulado “Trilhando caminhos e construindo saberes”, o qual tem como foco incentivar a leitura.

Para a secretária de educação do município, Maria Eunízia, o desfile cívico resgata o exercício coletivo da cidadania. “Esse momento mostra o empenho dos alunos, o comprometimento e empenho dos professores no sentido de resgatar a importância desta data que estava passando despercebida do ponto de vista educacional neste município. Por meio desse evento cívico, a Semed agradece a presença de todos os pais de alunos que compareceram à Avenida Castelo Branco para prestigiar seu filho representando importante momento da história do Brasil”, agradeceu Eunizia.

O prefeito Edilson da Emater, que também é professor, disse que o evento cívico relembra um fato histórico importantíssimo para o exercício da democracia brasileira. “Por reconhecer a importância dessa data para todos os brasileiros, parabenizo todos os alunos e professores deste município por fazer desse dia um momento especial para nosso município e consequentemente para nosso país. Enquanto professor estou bastante satisfeito e como prefeito estou muito emocionado de ver o empenho de cada profissional para tornar esse momento inesquecível para São Geraldo do Araguaia”, elogiou Edilson.

O coordenador-geral do desfile, Marcos Hôndulo, disse que enfrentou grandes desafios para realizar o momento cívico, contudo o resultado foi gratificante. “O desfile superou a expectativa da equipe de coordenação. Conseguimos materializar o objetivo de resgatar valores civis que a comunidade escolar de São Geraldo do Araguaia precisava para continuar evoluindo”, elogiou Marcos, reconhecendo a importância do corpo docente de cada escola para realização do evento.

ESCOLAS MUNICIPAIS

Entre as escolas de ensino fundamental destaque para a Escola Raimundo Ferreira Lima, que abordou o tema “Da independência do Brasil à cultura São-geraldense”, enquanto a Escola Dom Sebastião Tomás, apresentou pelotão enfatizando a “Nação brasileira e o compromisso com a independência do Brasil”. Já a Escola Limírio Rodrigues de Amorim destacou sobre a importância da “Família e escola caminhar de mãos dadas para resgatar valores”.

No mesmo foco, a Escola Macário Dantas, apresentou pelotão com o tema “Leitores em ação no mundo das letras”; já a Escola Santa Joana D’arc destacou “Rio Araguaia”, no contexto da independência; enquanto a Escola Lenílson Luiz Miranda refletiu sobre “Povos indígenas”. A Escola Pastor Jonas abordou “Cultura regional e continental”, e a Escola Edson de Jesus Paiva e Silva apresentou o projeto “Comer bem é viver com qualidade”.

As creches Maria de Fátima dos Santos Costa, Eurides Neiva Bezerra, Menino Jesus e Lar Jesus & Maria apresentaram os temas “As estações do ano”, “Primavera”, “Clássicos da literatura infantil” e “Mundo da imaginação”, respectivamente.

(Ascom)