Governo entrega asfalto, reinaugura escola e entrega títulos rurais em São Geraldo do Araguaia

Nesta quarta-feira, 2 de outubro, na companhia do prefeito Edilson da Emater, o governador Helder Barbalho inaugurou oito quilômetros de asfalto na PA-477, trecho entre o centro de São Geraldo do Araguaia e o povoado Vila Nova, e também a reinaugurou a Escola Estadual de Ensino Médio Lenílson Luiz Miranda, localizada no Bairro Bela Vista.

O governador também entregou, através do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), títulos de propriedade rural para agricultores da região do Grotão dos Caboclos. Helder também visitou o frigorífico Masterboi e à mineradora Calmap, indústria que extrai calcário agrícola no município.

𝗖𝗼𝗺𝗶𝘁𝗶𝘃𝗮

Durante os eventos Helder Barbalho esteve acompanhado pelo prefeito e vice-prefeito do município, Edilson da Emater e Paulo Torres, respectivamente; a secretária municipal de educação, Maria Eunízia; a diretora da escola inaugurada, Libana da Cruz; e também pelos deputados estaduais Chamonzinho, Gustavo Sefer, Miro Sanova, Toni Cunha e Fábio Freitas, além de líderes comunitários e religiosos.

O Secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, também integrou a comitiva do Governador no Município, uma vez que é um dos articuladores entre as necessidades da região e as ações de governo.

A comitiva oficial também contou com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Hugo Suenaga; a Secretária de Estado de Educação, Leila Freire; o diretor da 4ª Unidade Regional de Ensino da Seduc, Cristiano Lopes; o presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Bruno Kono; Prefeitos, ex-prefeitos e vereadores do município e região também acompanharam o governador em São Geraldo do Araguaia.

𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮

A Escola Lenilson Miranda foi revitalizada com recursos do governo do estado, através do convênio 214/2017, que tem como parceira a prefeitura de São Geraldo do Araguaia. A unidade de ensino atende 380 alunos nas modalidades de ensino Regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o projeto Mundiar, durante os turnos manhã, tarde e noite.

A unidade escolar está totalmente revitalizada e modernizada com centrais de condicionador de ar, laboratórios de informática e multidisciplinar; e biblioteca. O complexo de ensino também recebeu revitalização na quadra de esportes e mobiliário para otimizar as atividades da secretária e coordenação pedagógica da escola.

𝗔𝘀𝗳𝗮𝗹𝘁𝗼

O trecho asfaltado melhorou o acesso e a qualidade de vida da população do povoado Vila Nova. A Rodovia PA-477 é a principal estrada de ligação entre as Rodovias BR-153 à BR-155, via São Geraldo. Esse trecho é rota para escoamento da produção agrícola, agropecuária e mineral para as principais cidades da Região Sul e Sudeste do Pará.

𝗠𝗮𝘀𝘁𝗲𝗿𝗯𝗼𝗶

O frigorífico Masterboi gera cerca de 700 empregos diretos no município e fomenta a pecuária na região e no Estado. A planta frigorífica de São Geraldo está entre os quatro frigoríficos paraenses que atendem todas as exigências do mercado para exportação de carne para a China.

𝗖𝗮𝗹𝗺𝗮𝗽

A mina onde é extraído calcário agrícola tem capacidade de produção da 20 milhões de toneladas, com tempo de exploração estimado em 20 anos. O calcário agrícola é indicado para corrigir o solo com deficiência de Óxido de Cálcio e Óxido de Magnésio.

A jazida, localizada no Projeto de Assentamento Agrícola Tiracatinga, na região da Serra das Andorinhas, é a primeira encontrada no Pará com potencial para exploração comercial.

Marca histórica

A visita do governador a São Geraldo atribui ao prefeito Edilson da Emater a marca positiva de ser o único prefeito no Pará a receber dois governadores e um presidente da República durante o primeiro mandato. O ex-presidente da República, Michel Temer, esteve no município em setembro de 2017.

“Participar de inauguração e reinauguração é gratificante. Significa que o governo está desenvolvendo o progresso no estado”, elogiou Edilson da Emater em referência a agenda do governador.

Direção

Para a diretora da escola, Libana da Cruz, a reforma vai melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem na unidade escolar. “Estou feliz pela conquista de termos hoje um local confortável para trabalhar e com mais recursos para as aulas práticas que irão melhorar o ensino e aprendizagem na Escola Estadual Lenilson Miranda. Agradeço todos que se empenharam pera que a reforma pudesse ser realizada”, elogiou Libana.