Milho produzido em São Geraldo do Araguaia deve superar média nacional

Semapa e Emater desenvolveram a experiência de melhoramento genético do grão em uma fazenda na região da Vila Novo Paraíso

Em São Geraldo do Araguaia, produtores rurais reuniram-se na Fazenda Boa Esperança, localizada na região de distrito Novo Paraíso, para conhecer o resultado da experiência de melhoramento genético do milho realizada pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Agropecuária do município (Semapa) em parceria com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de São Geraldo. O evento, ocorrido dia 11 de agosto deste ano, contou com a participação de alunos das escolas de ensino fundamental e médio da vila Novo Paraíso.

Semapa

Para o secretário de agricultura de São Geraldo, José Juranês, o momento é de comemoração e agradecimento pela realização do evento. “Esse momento concretiza o trabalho de uma equipe técnica comprometida com o desenvolvimento do homem do campo. A Semapa vai incentivar para que a experiência desenvolvida nessa propriedade seja reproduzida por outros produtores da região”, destacou.

Emater

O chefe da Emater de São Geraldo do Araguaia, Helson César, informou que o objetivo da ação é socializar a prática desenvolvida na propriedade e divulgar os resultantes das pesquisas desenvolvidas no município pela Emater em parceria com a Semapa.

Helson adianta que a expectativa da equipe é ultrapassar a média nacional de 90 sacas de milho transgênico produzidas por hectare. “Nesta safra o produtor da área vai produzir cerca de 110 sacas de milho por hectare”, isso é gratificante para todos nós que estamos empenhados no crescimento do agricultor familiar da região.

Prefeito

O prefeito de São Geraldo do Araguaia, Edilson da Emater, compareceu ao evento e elogiou a experiência desenvolvida na propriedade. “Enquanto técnico licenciado da Emater, fico feliz em presenciar mais uma ação da empresa em favor do homem do campo. Como prefeito me sinto maravilhado em saber que estou fomentando o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar de São Geraldo do Araguaia”, destacou.

Além de produtores rurais da região, participaram do evento a presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de São Geraldo, Sandra Domingues; presidente da Associação de produtores de leite, grãos e carne de Piçarra, Milton Pereira de Freitas; as Secretarias de Educação e Assistência Social de São Geraldo, Maria Eunízia e Nice, respectivamente. O vereador Fábio também marcou presença no encontro de produtores, além de diretores de departamento da gestão prefeito Edilson da Emater.

(Ascom)