Prefeitura instala rede de energia na Vila Santa Cruz

𝗣𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗮𝗹𝗮 𝗿𝗲𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗲𝗻𝗲𝗿𝗴𝗶𝗮 𝗲𝗹𝗲́𝘁𝗿𝗶𝗰𝗮 𝗻𝗮 𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗮 𝗖𝗿𝘂𝘇 𝗱𝗼𝘀 𝗠𝗮𝗿𝘁𝗶́𝗿𝗶𝗼𝘀

Neste sábado, 31 de agosto, foi materializado o sonho das famílias da Vila Santa Cruz dos Martírios em ter energia elétrica em suas residências. O ato foi coroado pelo prefeito Edilson da Emater e pelo vice-prefeito Paulo Torres em cumprimento a mais uma ação prevista no plano de governo da gestão Edilson da Emater para São Geraldo do Araguaia. A solenidade aconteceu sob o olhar de centenas de pessoas da vila e região, inclusive da cidade, que compareceram para prestigiar a inauguração da obra.

𝗩𝗮𝗹𝗼𝗿 𝗱𝗮 𝗼𝗯𝗿𝗮
A construção da rede de energia foi executada com recursos próprios da prefeitura e custou cerca de R$ 365.000,00 ao erário municipal. Mais de 100 famílias estão beneficiadas com a obra pública que vai auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas da localidade e adjacências.

𝗢 𝗽𝗼𝘃𝗼𝗮𝗱𝗼
Santa Cruz dos Martírios está localizada à cerca de 40 km da sede de São Geraldo do Araguaia, na margem esquerda do Rio Araguaia. A vila está inserida na APA Araguaia. O local possui um posto de saúde e uma escola de ensino fundamental. A comunidade tem duas igrejas, uma católica e outra evangélica.

𝗣𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝗼
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Edilson da Emater, visivelmente emocionado, falou da satisfação de poder realizar o sonho dos moradores da vila em ter energia elétrica em suas residências.

“É motivo de grande satisfação para mim, enquanto prefeito deste município, cumprir mais uma ação do plano de governo de minha gestão, sobretudo com uma obra que outros gestores que governaram São Geraldo do Araguaia prometeram fazer, mas não puderem nem começar. Tenho certeza que esta obra vai contribuir bastante para o desenvolvimento integral de todos vocês que moram nesse lugar. Essa vila é especial pelo potencial turístico que possui e pela importância social na história recente do Brasil”, disse Edilson da Emater.

𝗣𝗮𝘂𝗹𝗼 𝗧𝗼𝗿𝗿𝗲𝘀
Por sua vez, Paulo Torres reconheceu a importância do benefício da energia elétrica para melhoria da qualidade de vida do povo da localidade. “Hoje estamos felizes pela conclusão dessa grande obra que vai mudar o cotidiano desta comunidade. A marca de nossa gestão é o trabalho em prol dos menos favorecidos. E aqui está o exemplo concretizado”, destacou Paulo Torres.

𝗗𝗲𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗮𝘂𝘁𝗼𝗿𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀
Secretários do primeiro escalão do governo municipal também prestigiaram a solenidade. Também participaram do ato de inauguração da rede de energia elétrica da vila o presidente da câmara de vereadores, Zeca; e seus colegas vereadores Rony do Queijo, Professor Fábio e Alfileno.

Autor do requerimento que solicitou ao prefeito Edilson a construção da rede de energia elétrica no povoado, vereador Rony do Queijo, agradeceu ao gestor por atender a solicitação a favor de lugarejo.

“Foi um requerimento meu que teve a aprovação de todos os meus colegas vereadores. Prefeito Edilson da Emater, poder contribuir com o desenvolvimento social e econômico desta vila me torna uma pessoa melhor. Por isso te agradeço imensamente e desejo que faça muito mais em benefício da população deste município”, reconheceu Rony.

𝗟𝗶́𝗱𝗲𝗿𝗲𝘀 𝗿𝗲𝗹𝗶𝗴𝗶𝗼𝘀𝗼𝘀 𝗲 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀
A cerimônia também foi prestigiada por líderes religiosos e comunitários. Entre eles estava o presidente da Igreja Assembleia de Deus, Pastor Marinaldo Soares, e os pastores congregacionais Ronílson Gomes dos Santos e José Reis Lopes Lima. A comunidade esteve representada no ato inaugural por um dos moradores mais antigos da vila, o senhor Joaquim Borges e também pela professora Neide Paz dos Santos.

𝗠𝗮𝗿𝗶𝗻𝗮𝗹𝗱𝗼 𝗦𝗼𝗮𝗿𝗲𝘀
O pastor Marinaldo Soares também parabenizou a gestão Edilson da Emater pela construção da rede de energia elétrica do vilarejo. “Prefeito Edilson saiba que nesse mundo o trabalho vence tudo. “Eu estou bastante feliz por estar presenciado e contemplando mais um grande feito de sua administração. Tenha certeza que daqui a cem anos seu nome ainda será lembrado nesta comunidade pela realização desta obra”, prenunciou o religioso.

𝗡𝗲𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗦𝗲𝗿𝗿𝗮
O líder comunitário Neto da Serra também participou do ato e falou sobre a satisfação de contribuir com o processo de construção da benfeitoria na Vila. “É motivo de imensa alegria participar da inauguração dessa rede de energia elétrica que ajudei a buscar e trazer para desenvolver nossa região. Agradeço a Deus e ao prefeito Edilson da Emater por realizar nosso grande sonho de ter energia elétrica em nossas casas”, elogiou Neto da Serra.

𝗔𝗴𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗮
Para a agente comunitária de Santa Cruz, Katiária Sousa da Silva, a obra vai refletir diretamente na melhoria da saúde das famílias que ela acompanha no local. “Agora com energia elétrica nessa vila as pessoas podem diversificar suas refeições. Podem manter os alimentos perecíveis em geladeiras e assim se tornar mais nutridos e saudáveis. Também podemos manter vacinas de rotina no posto de saúde e assim evitar que as mães de Santa Cruz vão até a cidade apenas para vacinar os filhos”, detalhou.

𝗜𝗹𝗵𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗺𝗮𝗿𝘁𝗶́𝗿𝗶𝗼𝘀
Santa Cruz tem Martírios como sobrenome, em função de ter em ao seu redor o segundo maior sítio arqueológico a céu aberto da América Latina: a Ilha dos martírios. Um local que concentra milhares de gravuras rupestres e torna a vila umas das mais importantes comunidades tradicionais do estado do Pará.

𝟭𝟱𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀
Segundo a historiografia local a comunidade nasceu bem antes da criação do município de Marabá e possui mais de 150 anos de existência. A comunidade é composta de aposentados, servidores públicos municipais, pescadores, prestadores de serviços em fazendas, bem como lavradores da agricultura familiar. Santa Cruz tem significativo número de crianças e jovens.