Professores participam de formação para melhorar aulas e aumentar a nota do Ideb no ensino fundamental de São Geraldo do Araguaia

Professores do ensino fundamental de São Geraldo do Araguaia, que lecionam matemática e língua portuguesa em turmas do 6º ao 9º ano, participaram de uma formação pedagógica realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Município. A formação aconteceu na Escola Presbiteriana dia 18 de outubro deste ano.

A capacitação visa qualificar os educadores do segmento para melhorar a qualidade das aulas ministradas na rede municipal visando alcançar a meta estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município. O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil.

Durante o encontro, os educadores aprenderam novas metodologias, compartilharam saberes e apresentaram propostas para melhorar as aulas no município.

O encontro foi bem avaliado pelos participantes. O professor da área de exatas, Raimundo Bezerra, elogiou a formação. “As metodologias desenvolvidas durante a formação podem ser aplicadas também no contexto da matemática”, informou.

O professor Adermival Carvalho também gostou do encontro pedagógico. “O encontro foi proveitoso por que nos proporcionou profundas reflexões e também trouxe muitas orientações para desenvolvermos na sala de aula com fins a melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem”, elogiou.

A formação foi ministrada pela Professora Antônia Rita Costa Monteiro, que tratou sobre os descritores exigidos na Prova Brasil, bem como apresentou sugestões de metodologias interdisciplinares para desenvolver em sala de aula, tendo em vista os indicadores censitários nacionais. “A profissão de professor exige capacitação constante. Formação e avaliação contínua são necessárias para atingir as metas estabelecidas rumo a uma educação pública e de qualidade no Brasil”, destacou.

A secretária de educação do município, Maria Eunízia, sublinha que formação continuada para servidores da educação municipal é uma das prioridades da Semed. “Os encontros formativos estimulam os educadores e melhora a prática docente. Essas ações fazem parte das estratégias que a Semed planejou para atingir as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos próximos anos” enfatizou.

A diretora de ensino do município, Mauriza Gomes, também participou da capacitação e falou sobre a importância do encontro para o desenvolvimento integral da educação no município. “O encontro foi bem proveitoso. Percebi bastante interação entre os educadores. Essa troca de experiência representa comprometimento com o ensino nas escolas municipais”, destacou.

A professora Regina Célia, uma das coordenadoras da formação, reforça que o encontro visa melhorar a qualidade do ensino municipal com fins atingir a meta municipal do Ideb, sobretudo no segundo ciclo do ensino fundamental. “As principais formações oferecidas pelo governo federal estão voltadas para o primeiro segmento do ensino fundamental. Em função disso, a Semed planejou ações concretas para melhorar a nota do Ideb nesse ciclo”, explicou.

(Ascom)