𝗜𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗰𝗼𝗿𝗼𝗻𝗮𝘃𝗶́𝗿𝘂𝘀 𝗲𝗺 𝗦𝗮̃𝗼 𝗚𝗲𝗿𝗮𝗹𝗱𝗼 𝗱𝗼 𝗔𝗿𝗮𝗴𝘂𝗮𝗶𝗮

0

A Prefeitura de São Geraldo do Araguaia, através da secretaria de saúde, informa à população que o munícipio está em Lockdown por 15 dias. Ou seja, estão totalmente suspensas as atividades não essenciais no território municipal no período de duas semanas. Essa medida estrema visa conter a propagação do novo coronavírus entre as pessoas no município.

𝗛𝗼𝗷𝗲
Até o momento, o município registra 15 casos positivo do novo coronavírus, com uma pessoa recuperada; 63 pessoas em isolamento domiciliar e sete pessoas descartadas para o coronavírus. Hoje à tarde, uma paciente em estado grave foi encaminhada para hospital de campanha, em Marabá.

𝗦𝗶𝗻𝘁𝗼𝗺𝗮𝘀
A Secretaria informa ainda que muitas pessoas podem contrair o vírus e não sentir sintomas. Mas, outras podem apresentar tosse, febre, coriza, dor de garganta, cansaço, diarreia, dor de cabeça por até cinco dias, dor nas pernas, resfriado ou dificuldade respiratória.

𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼
O órgão recomenda para quem apresentar os sintomas da doença procurar, obrigatoriamente, atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. Em caso de dúvida ligar para o plantão coronavírus no município através do número 94 9 8408 6742.

𝗧𝗲𝘀𝘁𝗲𝘀 𝗿𝗮́𝗽𝗶𝗱𝗼𝘀
A Secretaria de saúde do município informa que está agindo em consonância com o protocolo do Ministério da Saúde (MS) em relação aos procedimentos adotados nas ações de prevenção e combate ao novo coronavírus, covid-19.

A secretária de saúde, Lenice Lage, informa que o município recebeu 60 unidades de testes rápidos. Entretanto, esse material é para testar profissionais de saúde, servidores da segurança pública e, respectivamente, seus familiares. Os testes também são para examinar pessoas acima de 60 anos e ou com doenças crônicas.

“O teste rápido é aplicado em pessoas a partir do 8º dia que começou apresentar sintomas da doença. O teste rápido é um elemento de triagem, ou seja, para saber a situação epidemiológica do município em relação à doença”, explica Lenice.

𝗥𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼
A secretária esclarece ainda que, até o momento, São Geraldo do Araguaia recebeu do Ministério da Saúde R$ 313.654,45 (trezentos e treze mil, seiscentos e treze reais e quarenta e cinco centavos) para ações de prevenção e combate ao novo coronavírus no município. Com parte desse recurso foi comprado mais testes rápidos, entretanto ainda aguarda chegar o material.

𝗩𝗶𝗴𝗶𝗹𝗮̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗲𝗽𝗶𝗱𝗲𝗺𝗶𝗼𝗹𝗼́𝗴𝗶𝗰𝗮
Também ouvida sobre o assunto, a coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do município, Joyse da Paixão Reis Vales, esclarece sobre teste rápido. “O teste rápido com resultado negativo não descarta a possibilidade de o paciente estar positivo para o novo coronavírus. O teste rápido apresenta 86% de eficácia”, explica Joyse.

𝗣𝗖𝗥
Joyse explica ainda que o exame PCR (Proteína C-reativa) é realizado em paciente internado no hospital em estado grave. Esse exame é realizado no Laboratório Central de Saúde Pública do Pará (Lacen) em Belém e o resultado é em 48 horas após recebimento do material.

𝗧𝗿𝗮𝗻𝘀𝗺𝗶𝘀𝘀𝗮̃𝗼
Em São Geraldo do Araguaia, a transmissão do vírus já está na fase comunitária, ou seja, todos podem ser contaminados. Por isso a orientação mais segura é, se puder, fique em casa. A secretaria alerta ainda que, até o momento, não existe tratamento e nem vacina para covid-19.

A secretaria orienta às pessoas lavar as mãos regularmente com água e sabão. Se precisar sair de casa, use máscara de proteção respiratória.

𝗠𝗮́𝘀𝗰𝗮𝗿𝗮
Continua sendo obrigatório o uso de máscara de proteção respiratória por toda a população na rua e nos ambientes públicos e privados.

COMPARTILHAR:
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade