𝗣𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗮𝘂𝘁𝗼𝗿𝗶𝘇𝗮 𝗿𝗲𝗮𝗯𝗲𝗿𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝘁𝗮𝗯𝗲𝗹𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗿𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀

0

A Prefeitura de São Geraldo do Araguaia, através do Decreto Nº 019/2020-GPMSAGA, assinado pelo prefeito Edilson da Emater, autoriza reabertura dos estabelecimentos comercias do município, mas mantém medidas restritivas para atendimento ao público e também para população em geral. O decreto é uma medida temporária de prevenção contra o avanço do coronavírus e vale durante o período de pico da pandemia do vírus no município.

Continuam fechados casas de shows e espetáculo de qualquer natureza; boates, bares, danceterias e salões de festas; exposições, congressos e seminários.

𝗥𝗲𝗴𝗿𝗮𝘀
A primeira regra estabelecida pelo decreto municipal é continuidade do uso obrigatório de máscara de proteção respiratória por toda a população ao sair às ruas e também enquanto frequenta ambientes públicos e privados. Não promover aglomeração em local público ou privado é mais uma restrição contida no decreto.

𝗖𝗿𝗶𝘁𝗲́𝗿𝗶𝗼𝘀
Mesmo reabertos, os estabelecimentos comerciais devem seguir os critérios de higienização recomendados pelas autoridades de saúde. Entre eles está a obrigatoriedade de disponibilizar, em local visível e acessível, recipiente com agua e sabão ou álcool em gel para os clientes higienizar as mãos, além do controlar o distanciamento de dois metros entre as pessoas dentro do estabelecimento. Os consumidores só poderão entrar no estabelecimento após higienizarem as mãos, além do uso de máscaras de proteção respiratória.

𝗣𝗿𝗼𝗶𝗯𝗶𝗱𝗼
Também está proibido abertura de clubes de recreação públicos e privados, campos de futebol, quadras esportivas e demais ambientes de lazer, sejam públicos ou privados. Até festas de aniversários e outras festas, no interior das residências, permanecem proibidas.

𝗜𝗴𝗿𝗲𝗷𝗮𝘀
Pelo decreto está permitida a realização de eventos religiosos presenciais, mas deve ser respeitada a distância mínima de metros para pessoas e com uso de máscara de proteção respiratória. A instituição realizadora do evento deve obrigatoriamente fornecer aos participantes de alternativas de higienização das mãos. Pessoas do grupo de risco para o coronavírus continuam proibidas de participar dos eventos religiosos.

𝗖𝘂𝗶𝗱𝗮𝗱𝗼
Os servidores públicos do estado e município constatados pela Vigilância Sanitária promovendo aglomerações como festas particulares serão notificados e encaminhados ao órgão competente para tomada de medidas de punição, inclusive, podendo ser responsabilizados criminalmente.

𝗩𝗲𝗹𝗼́𝗿𝗶𝗼
Está proibido realização de velórios por tempo superior a 60 minutos e aglomeração acima de 10 pessoas no local, respeitado o distanciamento de 1 metro entre os presentes, quando não se tratar de vítima de covid-19. Para velório cuja morte foi causada pelo novo coronavírus o tempo se restringe a 15 minutos, com presença de apenas dois representantes familiares.

𝗥𝗲𝘀𝘁𝗮𝘂𝗿𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀
Os restaurantes funcionarão de segunda-feira à sábado, entre 10 às 15 horas, com controle do espaço físico de dois metros de distância entre as pessoas no interior do estabelecimento e ainda cumprir as orientações de higiene repassadas pelos fiscais da vigilância sanitária do município.

𝗥𝗶𝗼 𝗔𝗿𝗮𝗴𝘂𝗮𝗶𝗮
Está proibido também, por tempo indeterminado, toda e qualquer tipo de aglomeração às margens do Rio Araguaia no perímetro municipal. Isso inclui ilhas, praias, orla, clubes, entre outros.

𝗩𝗶𝗴𝗶𝗹𝗮̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗦𝗮𝗻𝗶𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗮
A fiscalização do cumprimento das medidas determinadas no decreto está a cargo do Departamento de Vigilância Sanitária Municipal, juntamente com o Departamento Municipal de Trânsito (DMTU) de São Geraldo do Araguaia, com apoio das Policias Civil e Militar.

COMPARTILHAR:
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade