NotíciasSecretaria Municipal de Turismo

???????̧?̃? ??? ???????????? ????????, ????́????? ? ????????? ?? ???? ????? ???? ??? ?????́????

A Prefeitura de São Geraldo do Araguaia realizou uma ação integrada, através das Secretarias de Cultura, Turismo, Meio Ambiente e representantes de grupos culturais, na Vila Santa Cruz dos Martírios, durante os dias 5 e 6 de fevereiro. A expedição teve como objetivo obter dados para diagnóstico dos grupos culturais tradicionais da comunidade para fomentar ações de valorização do potencial artístico tradicional do município; bem como levantamento para revitalização dos atrativos dos pontos turísticos da região com fins a incluir São Geraldo na rota turística do Pará.

A ação batizada de Expedição Municipal Andorinhas (EMA), também buscou encontrar meios de conciliar os costumes e a renda da população local de forma sustentável com fins a manter preservada a biodiversidade da região. O Ideflorbio, através da Gerência do Parque Estadual Serra das Andorinhas, e a Defesa Civil de São Geraldo do Araguaia também foram parceiros na atividade de campo.

A equipe visitou as cachoeiras Riacho Fundo, com 62 metros de queda livre, e a cachoeira Sem Nome, com cerca de 20 metros de queda; a Ilha dos Martírios, a Pedra Escrita e a Caverna do Morcego. Também foram visitados artesãos, pescadores e quebradeiras de coco babaçu na Vila. O professor e historiador, Valdemir Ribeiro, também foi visitado pela equipe de governo municipal para socializar informações sobre a antropologia do vilarejo.
Durante a expedição, a secretária municipal de cultura, Silvana de Souza, levantou dados sobre a vivência local, costumes, atividade econômica, entre outras informações para subsidiar o banco de dados da Secretaria de Cultura do Município. “Essa visita comunitária serve para embasamento do planejamento das ações de fomento, humanização, reconhecimento e valorização dos grupos culturais tradicionais de nosso município”, explicou Silvana.
A Secretária de Turismo, Maria Neide Paz dos Santos Rodrigues, destacou a necessidade de revisitar os pontos turísticos do município para detalhamento do planejamento das ações estratégicas que a pasta pretende executar durante o governo Dr. Jefferson. “Vamos desenvolver ações para fomentar o turismo no município. Para isso precisamos conhecer a real situação dos atrativos turísticos para poder divulgar as belezas de nosso município”, detalhou Maria Neide.
Por sua vez, a titular da Secretaria de Meio Ambiente do Município, Elzir Amorim, destacou a necessidade de manter o equilíbrio para uma vivência harmônica entre homem e meio ambiente. “Os grupos culturais tradicionais, turistas e meio ambiente podem conviver tranquilamente sem prejuízos culturais ou financeiros. É preciso apenas prudência e respeito um com o outro”, observou a Elzir.
Para o coordenador do Grupo de Danças Parauapavas, Francisco dos Santos, popularmente conhecido por ‘Chiquinho da Beira Rio’ a expedição é um sinal de comprometimento da gestão na valorização dos grupos culturais tradicionais do município. “Parabenizo a secretária de cultura por se preocupar em fazer o levantamento dos grupos tradicionais do município. Isso é um bom começo de gestão. Estamos entusiasmados pela iniciativa. Também estou gratificado pelo convite de participar dessa expedição com esse propósito maravilhoso”, elogiou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *