NotíciasPrefeito Municipal

Entre os atendimentos desta terça-feira, 9 de março, o prefeito Dr. Jefferson recebeu em seu gabinete líderes indígenas das aldeias Yetá, Tukapehy, Ipirahy e Awussehe. Na ocasião trataram sobre parcerias entre o poder público municipal e os indígenas para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nas aldeias do município.
Na pauta indígena, constou melhorias nas escolas das aldeias; preparo de solo para plantio de roça de feijão e inclusão dos índios nos eventos esportivos do município, entre outros assuntos relacionados ao cotidiano das aldeias.
Também participaram da reunião, a secretária de educação, Carleny Botelho; a secretária de administração, Maria Eunízia; o secretário de esportes, Irenaldo Araújo; o secretário de agricultura, Alberto Laranjeira; e a coordenadora do departamento de atenção básica da secretaria de saúde do município, Vanessa Araújo.
Sobre educação os índios solicitaram a conclusão da construção da escola da aldeia Tukapehy e ainda a construção de uma sala de aula na aldeia Yetá e outra na Awussehé. A pauta foi recebida pelo gestor que vai fazer estudo do caso e ver a possibilidade de viabilizar meios de atender a demanda.
???????????
Os índios também pediram apoio da gestão para gradeamento de área agricultável em cada aldeia para o plantio de feijão e milho. O serviço de aragem do solo deve começar ainda neste mês de março. O prefeito disse que a solicitação agrícola dos indígenas está inclusa no plano de governo da gestão. “Temos um projeto para beneficiar o solo de áreas agricultáveis dos produtores rurais do município, inclusive dos indígenas”, detalhou o prefeito durante a reunião.
Os índios também pediram auxílio do prefeito para intermediar junto aos governos estadual e federal sobre a construção de casas populares nas aldeias. Sobre esse assunto o prefeito disse manter os índios informados sobre as inscrições dos programas habitacionais para fins de cadastramento.
????????
No âmbito do esportes, os indígenas participarão do campeonato “Copão Rural”, evento esportivo que será realizado pela gestão exclusivamente para esportistas das vilas do município com participação especial dos indígenas, que também vão integrar outros eventos que constam no calendário esportivo municipal.
???????̧?̃?
Falando em nome dos representantes indígenas presentas na reunião, o índio Arukapé Suruí elogiou o encontro com o gestor. “A reunião foi bem interessante. Apresentamos nossas reivindicações ao prefeito. Ele ouviu atentamente nossas demandas e as aldeias vão ser beneficiadas com os serviços do poder público municipal. Isso pra nós, índios, é muito importante”, disse Arukapé.