Prefeitura reforça efetivo da saúde para combater o coronavírus no município

A Prefeitura de São Geraldo do Araguaia, através da Secretaria de Saúde, informa a população sobre as principais ações realizadas, até o momento, para prevenção e combate ao novo coronavírus no município.

𝗥𝗲𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗼 𝗻𝗮 𝗲𝗾𝘂𝗶𝗽𝗲
Já foram contratados dois médicos e duas técnicas de enfermagem. Também foram contratados quatro bombeiros civis para controlar e monitorar o fluxo de pessoas que recebem o benefício emergencial do governo federal nas casas lotéricas e agências bancárias da cidade. Um guarda predial também foi contratado para auxiliar no serviço de prevenção e combate ao coronavírus.

𝗠𝗲𝗱𝗶𝗰𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼
A secretaria também fez aquisição de 10 mil comprimidos de Azitromicina, Invermectina e hidrocloroquina. Esse medicamento está sendo distribuído para os pacientes nos postos de saúde e administrado em pacientes hospitalizados.

𝗧𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗿𝗮́𝗽𝗶𝗱𝗼
A Secretária Municipal de Saúde, Lenice Lage, informou que recebeu 60 testes rápidos do Ministério da Saúde e também adquiriu com recursos próprios mais 160 unidades para examinar pacientes com sintomas de covid-19.

𝗘𝗾𝘂𝗶𝗽𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼
Também já foi adquirido um analisador hematológico para o laboratório, cinco termômetros infravermelho para os locais de atendimento e oxímetro. Também foi adquirido 250 kits completos de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para uso dos servidores no trabalho de prevenção e combate ao coronavírus e ainda adquirido insumos para efetivação do trabalho.

𝗗𝗶𝘂𝘁𝘂𝗿𝗻𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲
Técnicos e fiscais da Vigilância Sanitária têm trabalhado incansavelmente, inclusive durante as madrugadas e finais de semana, para manter a ordem estabelecida no decreto em vigor.

𝗛𝗼𝘀𝗽𝗶𝘁𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗺𝗽𝗮𝗻𝗵𝗮
O hospital de campanha de São Geraldo do Araguaia está implantado no prédio oficial do hospital do município. O local conta com recepção de emergência, enfermarias, consultórios, aparelho de Raio-X, cozinha e área administrativa do local. A unidade vai começar funcionar com 10 leitos.

𝗦𝗲𝗺 𝗺𝗲́𝗱𝗶𝗰𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮𝘁𝗮𝗿
A secretária Lenice disse que o hospital ainda não está funcionando por que não encontra médicos disponíveis e interessados em trabalhar na linha de frente no combate ao novo coronavírus. “Estamos precisando de mais um médico para montar a equipe de trabalho do hospital de campanha de São Geraldo do Araguaia. Estamos com dificuldades para encontrar profissionais para trabalhar no enfrentamento do coronavírus”, lamentou Lenice.

𝗣𝗼𝘀𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝘂́𝗱𝗲
O posto do Bairro Beira Rio está funcionando exclusivamente, segunda à sexta-feira, para atendimento de pacientes com sintomas gripais e avaliação de casos suspeitos acentuados de covid-19 e posterior encaminhamentos.

𝗣𝗮𝗿𝗰𝗲𝗿𝗶𝗮
Para atender a demanda de servidores do gripo de risco que estão afastados das atividades na secretaria de saúde, foi estabelecida parceria entre as secretarias de Educação e Assistência Social para cedência de mão de obra para auxiliar nas ações de prevenção e combate ao vírus.