NotíciasSecretaria Municipal de Educação

Sete escolas municipais recebem do CME autorização de funcionamento

O Conselho de Educação de São Geraldo do Araguaia (CME) realizou cerimônia de entrega de autorizações de funcionamento para sete escolas de ensino fundamental do município. Na ocasião também foram entregues certificados do honra ao mérito à familiares de professores (in memoriam) que prestaram honrado serviço educacional na municipalidade. O ato, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), ocorreu na manhã de ontem, 24 de fevereiro, no salão paroquial.

Da zona urbana, receberam o documento as Escolas de Ensino Fundamental Dom Sebastião Tomás, Ziudália Leão Alencar Lima, Lenilson Luiz Miranda, Santa Joana D’arc e Juvenal Pinheiro dos Santos. Na zona rural, foram contempladas as Escolas Januária Vaz da Costa e Vicente Correa, ambas na Vila Novo Paraíso.

O chefe de gabinete da prefeitura, José Ribamar Gomes, representou o prefeito Dr. Jefferson no evento, que também contou com a presença da secretária de educação, Carleny Botelho; secretária adjunta da Semed, Maria Divina Rodrigues Barros; presidente do colegiado realizador do evento, Jacinto Matos; presidente do Conselho Municipal do Fundeb, Agnaldo da Costa Vales; e da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sintepp), Nedyma Costa Lima, além de diretores de escolas e professores.

Para a secretária de educação, Carleny Botelho, as autorizações desburocratizam a rotina administrativa das escolas. “Esse momento é de grande importância para a educação de São Geraldo do Araguaia. Hoje sete escolas do município recebem autorização para funcionamento. Esse documento permite a escola emitir a seus alunos certificados de conclusão de ensino fundamental e também outros trâmites administrativos na gestão escolar”, sublinhou Carleny.

O presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Jacinto Matos, fez resgate histórico sobre a instituição do colegiado no município. “O CME de São Geraldo do Araguaia foi criado em 2014, através da Lei 412/2014”, frisou, ao destacar que a tramitação do processo de regularização das escolas iniciou ainda 2015. “Essas autorizações representam a independência de cada escola que recebe o documento. Agora elas podem expedir todos os documentos oficias que compete a cada unidade de ensino”, pontuou Jacinto.

Durante a cerimônia o CME reconheceu in memoriam, por meio de certificado de honra ao mérito, o trabalho dos educadores Juvenal Pinheiro dos Santos, Julieta Gaspar Cambrai, Manoel Mendes Vasconcelos, Ivone Oliveira Ferreira, Carlos Saraiva da Silva, Antonio Jose da Silva, Norberto dos Santos Ferro, Joana Veras da Silva, Jovelina Lopes da Silva e Adão Pereira da Silva.

Os conselhos municipais de educação exercem papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.