CRAS – Centro de Referência da Assistência Social de São Geraldo do Araguaia
1. IDENTIFICAÇÃO
Nome: Centro de Referência da Assistência Social de São Geraldo do Araguaia
Endereço: Rua Firmino Costa, 153, Alto Bec, 68570-000
Prefeito Municipal: Jeferson Douglas Jesus Oliveira
Secretária Municipal de Assistência Social: Giovanna Moreira de Cirqueira
Secretária adjunta: Suely Andrade Maranhão
2. EQUIPE TÉCNICA:
Aline Marques Holanda- Coordenadora do CRAS
Helisane dos Santos Souza – Assistente Social
Vairan Rodrigues Brito- Assistente Social
Sônia Maria Carvalho das Flores Lopes – Psicóloga
3. QUEM SOMOS E O FAZEMOS
O Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada para atendimento social á toda e qualquer pessoa em situação de risco pessoal e social. Os serviços oferecidos objetivam a inserção de vulneráveis à rede de proteção social do município.
A politica do CRAS está alicerçada nos seguintes programas do governo federal: Programa de Atenção Integral a Familiar (PAIF), Programa Auxilio Brasil, Programa Criança Feliz, Projeto Ser Mãe e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O atendimento no CRAS concitem em: visitas domiciliares, orientações e encaminhamentos à outro serviços e também à outras políticas do governo federal; encaminhamentos para acesso ao BPC; Acesso ao cadastro único, e a outros programas sócias. São realizadas ações comunitárias como palestra, campanhas e eventos com objetivos voltados a descentralizar os serviços e leva mais informações para os usuários. No CRAS de São Geraldo Araguaia as pessoas têm suas necessidades e potencialidade identificada, e são encaminhadas para a rede de serviços sócio assistências, como os serviços de educação, saúde, obtenção de documento e outros.
4. O QUE FAZEMOS E PARA QUEM FAZEMOS
Intervenção individual e coletiva abrangendo a acolhida;
Estudo social – Sua finalidade é conhecer e interpretar a realidade social daquela família e identificar se há o conflito alegado.
Visitas domiciliares – É uma atividade que faz parte de uma estratégia para aproximação dos serviços com a família atendida, com o objetivo de fortalecer os vínculos.
Acompanhamento familiar- Os objetivos do Acompanhamento Familiar estão relacionados à necessidade de antecipação, por parte dos profissionais, da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, de modo a propiciarem uma forma de atendimento que proteja a família, que consiste na escuta das demandas e necessidades.
Oficinas com famílias – Acontecem a partir de encontros com grupos de famílias, organizados com antecedência, focadas em objetivos estabelecidos e alcançáveis a curto prazo.
Cursos de capacitar – Fundamental realizar iniciativas que estimulem a melhoria da qualidade de vida e autonomia financeira familiar”. Esses cursos são ofertados para adolescentes e adultos que estão inseridas no cadastro único para programas sociais do governo federal.
Ações comunitária e particularizadas – Modalidade de atendimento do Paif em ações comunitárias são classificadas palestras, campanhas e eventos comunitários. As ações particularizadas são atendimentos prestado pela a equipe técnica do CRAS a algum membro á todo grupo familiar após a acolhida de modo particularizado.
Encaminhamentos para outros atendimentos necessário – saúde, educação e esporte.
Serviço de Proteção Integral a Família (PAIF) – Podem participar do PAIF famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.
Emissão da carteira do Idoso – O próprio cidadão poderá gerar sua carteira. Porém, aquele cidadão ou aquela cidadã que porventura não conseguir emitir sua Carteira da Pessoa Idosa sozinho(a), podem procurar a unidade da
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na sede e no Distrito Novo Paraiso – Crianças de 6 a 11 anos; Adolescentes de 12 a 17 anos e idosos idade igual ou superior a 60 anos. No SCFV também é ofertado cursos de artesanato, aula de canto e violão e atividades de capoeira e futebol para crianças e adolescentes.
Projeto Ser Mãe – As futuras mamães que desejarem participar do projeto devem estar inseridas no cadastro único para programas sociais do governo federal, famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), gestantes que estejam em acompanhamento pré natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS); famílias em situação de vulnerabilidade social. Serão promovidos encontros mensal no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), onde as gestantes participarão de oficinas de grupo, rodas de conversa, além de outras atividades desenvolvidas pela equipe do projeto.
Programa Criança Feliz – O Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de até 36 meses (03) anos e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses (06) anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.
5. BENEFÍCIOS EVENTUAIS:
• Auxilio natalidade
• Auxilio funeral
• Apoio alimentar
• Aluguel social