CRAS – Centro de Referência da Assistência Social de São Geraldo do Araguaia

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome: Centro de Referência da Assistência Social de São Geraldo do Araguaia
Endereço: Rua Firmino Costa, 153, Alto Bec, 68570-000
Prefeito Municipal: Jeferson Douglas Jesus Oliveira
Secretária Municipal de Assistência Social: Giovanna Moreira de Cirqueira
Secretária adjunta: Suely Andrade Maranhão

2. EQUIPE TÉCNICA:

Aline Marques Holanda- Coordenadora do CRAS
Helisane dos Santos Souza – Assistente Social
Vairan Rodrigues Brito- Assistente Social
Sônia Maria Carvalho das Flores Lopes – Psicóloga

3. QUEM SOMOS E O FAZEMOS

O Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada para atendimento social á toda e qualquer pessoa em situação de risco pessoal e social. Os serviços oferecidos objetivam a inserção de vulneráveis à rede de proteção social do município.
A politica do CRAS está alicerçada nos seguintes programas do governo federal: Programa de Atenção Integral a Familiar (PAIF), Programa Auxilio Brasil, Programa Criança Feliz, Projeto Ser Mãe e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O atendimento no CRAS concitem em: visitas domiciliares, orientações e encaminhamentos à outro serviços e também à outras políticas do governo federal; encaminhamentos para acesso ao BPC; Acesso ao cadastro único, e a outros programas sócias. São realizadas ações comunitárias como palestra, campanhas e eventos com objetivos voltados a descentralizar os serviços e leva mais informações para os usuários. No CRAS de São Geraldo Araguaia as pessoas têm suas necessidades e potencialidade identificada, e são encaminhadas para a rede de serviços sócio assistências, como os serviços de educação, saúde, obtenção de documento e outros.

4. O QUE FAZEMOS E PARA QUEM FAZEMOS

 Intervenção individual e coletiva abrangendo a acolhida;
 Estudo social – Sua finalidade é conhecer e interpretar a realidade social daquela família e identificar se há o conflito alegado.
 Visitas domiciliares – É uma atividade que faz parte de uma estratégia para aproximação dos serviços com a família atendida, com o objetivo de fortalecer os vínculos.
 Acompanhamento familiar- Os objetivos do Acompanhamento Familiar estão relacionados à necessidade de antecipação, por parte dos profissionais, da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, de modo a propiciarem uma forma de atendimento que proteja a família, que consiste na escuta das demandas e necessidades.
 Oficinas com famílias – Acontecem a partir de encontros com grupos de famílias, organizados com antecedência, focadas em objetivos estabelecidos e alcançáveis a curto prazo.
 Cursos de capacitar – Fundamental realizar iniciativas que estimulem a melhoria da qualidade de vida e autonomia financeira familiar”. Esses cursos são ofertados para adolescentes e adultos que estão inseridas no cadastro único para programas sociais do governo federal.
 Ações comunitária e particularizadas – Modalidade de atendimento do Paif em ações comunitárias são classificadas palestras, campanhas e eventos comunitários. As ações particularizadas são atendimentos prestado pela a equipe técnica do CRAS a algum membro á todo grupo familiar após a acolhida de modo particularizado.
 Encaminhamentos para outros atendimentos necessário – saúde, educação e esporte.
 Serviço de Proteção Integral a Família (PAIF) – Podem participar do PAIF famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.
 Emissão da carteira do Idoso – O próprio cidadão poderá gerar sua carteira. Porém, aquele cidadão ou aquela cidadã que porventura não conseguir emitir sua Carteira da Pessoa Idosa sozinho(a), podem procurar a unidade da
 Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na sede e no Distrito Novo Paraiso – Crianças de 6 a 11 anos; Adolescentes de 12 a 17 anos e idosos idade igual ou superior a 60 anos. No SCFV também é ofertado cursos de artesanato, aula de canto e violão e atividades de capoeira e futebol para crianças e adolescentes.
 Projeto Ser Mãe – As futuras mamães que desejarem participar do projeto devem estar inseridas no cadastro único para programas sociais do governo federal, famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), gestantes que estejam em acompanhamento pré natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS); famílias em situação de vulnerabilidade social. Serão promovidos encontros mensal no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), onde as gestantes participarão de oficinas de grupo, rodas de conversa, além de outras atividades desenvolvidas pela equipe do projeto.
 Programa Criança Feliz – O Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de até 36 meses (03) anos e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses (06) anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

5. BENEFÍCIOS EVENTUAIS:

• Auxilio natalidade
• Auxilio funeral
• Apoio alimentar
• Aluguel social

Centro de Referência Especializado de Assistência Social

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome: CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social de São Geraldo do Araguaia.
Endereço: Rua Raimundo Nonato Pedrosa (Vila Administrativa) S/Nº Alto Bec, 68570-000
Prefeito Municipal: Jeferson Douglas Jesus Oliveira
Secretária Municipal de Assistência Social: Giovanna Moreira de Cirqueira
Secretária adjunta: Suely Andrade Maranhão

2. EQUIPE TÉCNICA:

Karla Vanessa Brito Rocha – Coordenadora do CREAS
Aline Pereira Lima Silva – Assistente Social
Jaris Dalto Oliveira Leite – Psicólogo

3. QUEM SOMOS:

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

4. O QUE FAZEMOS E PARA QUEM FAZEMOS

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, o CREAS também realiza informações e  acompanhamento individual e familiar dentre eles:
Orientação jurídica
Apoio à família
Apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
Atendemos e acompanhamos famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência;
Atendimento e acompanhamento ao usuário que sofreu Violência sexual;
Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção;
Atendimento a pessoas em situação de rua;
Abandono;
Acompanhamento para crianças e adolescentes que estejam em situação de Trabalho infantil;
Atendimento ao usuário que sofreu/sofre discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia;
Atendimento para o usuário em descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos;
Atendimento/Acompanhamento para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras;

5. BENEFÍCIOS EVENTUAIS:

• Apoio Alimentar
• Aluguel Social

DEPARTAMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome: Departamento de Identificação
Endereço: Av. Antônio Nonato pedrosa, Alto BEC, 68570-000
Prefeito Municipal: Jeferson Douglas Jesus Oliveira
Coordenadora do Departamento: Vanessa Gomes Neves Braga

2. EQUIPE TÉCNICA:

Vanessa Gomes Neves Braga- Coordenadora
Apoliana Sousa Pedrosa- Assistente Administrativo
Carlos José Alves Barbosa – Assistente Administrativo

3. QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS

Departamento de Identificação Civil e Criminal de São Geraldo do Araguaia, ligado a Delegacia Geral da Polícia Civil da Av. Magalhães Barata nº 209 Bloco A , Nazaré – Belém – PA.

4. O QUE FAZEMOS E PARA QUEM FAZEMOS

RGs (identidade). Com atendimento de segunda a sexta feira, no período de 08h às 14h, por meio de senha. São ao todo 25 (vinte e cinco) atendimentos diários, 10 senhas atendimentos normal área urbana, 10 senhas atendimentos área rural e 05 atendimentos prioritários. Atendemos qualquer faixa etária, com exceções de bebês que não permita a leitura da impressão digital. Documentos necessários: Registro Original (Nascimento, casamento ou certidão de Divórcio), 02 xerox do registro, CPF, 02 fotos 3×4 recentes e, a partir da 2ª via paga uma taxa de R$ 35,33 na lotérica ou qualquer agencia bancaria, taxa essa destinada a Policia Civil. Documentos Opcionais que podem ser inclusos no RG: Titulo de Eleitor, Carteira de Trabalho, Pis/Pasep, Certificado Militar, CNH, Cartão do Sus, Identidade Profissional e Tipagem Sanguínea comprovada mediante apresentação de exames ou carteira de saúde. Período de entrega do RG. De 07 a 10 dias corridos.