NotíciasSecretaria Municipal de Saúde

Novas regras de restrições sobre coronavírus no município

Esta semana, o prefeito de São Geraldo do Araguaia, Dr. Jefferson, reuniu músicos, proprietários de bares, casas noturnas e também representantes da Associação Comercial e Industrial de São Geraldo do Araguaia (Acisga) para tratar sobre a situação do coronavírus no município. Durante as reuniões o gestor informou que houve estabilização do vírus e adiantou publicar decreto com flexibilização de regras de restrições sobre o vírus no âmbito municipal.

“Estamos a mais de 20 dias sem internação hospitalar por causa de covid-19”, detalhou o prefeito, reforçando a necessidade de continuar o uso de máscara de proteção respiratória pela população em geral. Dr. Jefferson pediu a colaboração de todos para seguir as recomendações das autoridades de saúde.

Em nome dos comerciantes, o presidente da Acisga, Kleber Bodas, se comprometeu a também auxiliar nas orientações de conscientização da população para combater o vírus. “Estamos prontos para colaborar com a prefeitura no combate a esse vírus terrível”, disse Kleber. O mesmo posicionamento foi adotado pelos demais seguimentos da sociedade que reuniram com o prefeito para tratar sobre o assunto.

Com o comprometimento de todos e após sistemática análise dos indicadores sobre coronavírus no município, e ainda, diante da constatação da situação equilibrada sobre o registro de casos de Covid-19, Dr. Jefferson publicou o Decreto Nº 005/2021 com flexibilização das regras de restrições. Contudo, o gestor esclareceu que se houver aumento de casos da doença no município as regras podem enrijecer novamente.

A partir deste final de semana, estão autorizados a funcionar com 50% da capacidade de lotação do local os bares, distribuidoras de bebidas, conveniências, pizzarias, lanchonetes, adegas, sorveterias, açaiterias, restaurantes e churrascarias, sob pena de multa e até cassação do Alvará de funcionamento em caso de descumprimento da regra.

Conforme o decreto, as casas de shows e espetáculos de qualquer natureza; boates, bares, salões de festas e eventos podem funcionar, mas com horários restritos. De segunda a quinta-feira podem funcionar até meia noite; sexta-feira e sábado, até 3 horas da manhã; aos domingos somente até 1h00 da manhã.
Todos os estabelecimentos devem providenciar meio de manter distanciamento social de cerca de dois metros entre as pessoas, exigir uso de máscara de proteção respiratória, disponibilizar álcool 70% na entrada do ambiente, fazer aferição de temperatura na entrada do evento, bem como uso de pulseiras com numeração com vistas a controlar o fluxo de pessoas no local.
Cultos religiosos, exposições, congressos e seminários também devem ocorrer com capacidade reduzida e obedecer as regras de higienização recomendadas pelas autoridades de saúde.

Além do prefeito, também participaram da reunião o secretário municipal de saúde, Douglas Costa; a coordenadora de vigilante em saúde do município, Joyse Vales; a diretora da vigilância sanitária, Gabriela Queiroz; e a coordenadora da atenção básica, Vanessa Araújo. “Estamos tomando todas as medidas para que não temos um surto de coronavírus em São Geraldo do Araguaia”, frisou Douglas Costa, secretário de saúde do município.