NotíciasSecretaria Municipal de Administração

Novo decreto sobre medidas de prevenção e enfrentamento a Covid-19

Considerando o equilíbrio nas ocorrências de casos registrados de coronavírus no município, o prefeito de São Geraldo do Araguaia, Dr. Jefferson, publicou decreto sobre Covid-19 com restrições mais brandas, em relação ao atual Decreto do Governo do Estado sobre a doença. O Decreto Municipal (07/2021) publicado na tarde de ontem, sexta-feira, 5 de março, tem validade por 15 dias.
Ainda ontem houve uma reunião na câmara de vereadores com a assessoria jurídica de prefeitura, secretários do primeiro escalão do governo e representantes de vários setores da sociedade civil organizada para tratar sobre atualização do decreto. As partes chegaram a um consenso e todos vão colaborar para intensificar o enfrentamento ao coronavírus no município.
???????
O Decreto mantem a obrigatoriedade de uso de máscara respiratória, em todos os ambientes públicos e privados, bem como o distanciamento social de, no mínimo, dois metros entre pessoas em todos e quaisquer estabelecimentos, seja público, comercial, de prestação de serviços, atendimentos presenciais em geral. O documento também proíbe a realização de qualquer evento público no âmbito do município, inclusive os esportivos.
????́???
Restaurantes, adegas, bares, lanchonetes e similares devem funcionar no horário entre 5 às 22 horas, além de observar a distanciamento de dois metros entre as mesas.
Velórios estão permitidos, porém os presentes devem fazer uso de máscara e os responsáveis pela cerimonia devem disponibilizar a todos álcool 70% INPM; bem como as igrejas devem seguir o mesmo procedimento, na entrada dos referidos locais. Os templos religiosos devem fazer constar em local visível placas informativas quanto à obrigatoriedade do uso de máscara para ingressar no interior do prédio, e ainda, manter distância mínima de dois metros entre pessoas.
??????̃?
Participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, Vereador Zeca; o Pároco de São Geraldo do Araguaia, Padre Ívio Carlos; o presidente da Associação Comercial e Industrial do Município (Acisga), Kleber Bodas; a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Nedyma Costa; presidente do Conselho Municipal de Educação, Jacinto Matos; o presidente da Associação de Mototaxistas do município, Jamilton Porto do Carmo; além de representantes de lanchonetes, bares, casa de shows entre outros setores da sociedade.